Começar a vender online quase sempre é um grande desafio. A gente se depara com diversos monstrinhos, que parecem inofensivos e depois se tornam dores de cabeça. A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado antes mesmo de acontecer. E para te ajudar nisso a Pri, CEO da Mag, Comunicadora, especialista em Inteligência de negócios separou algumas dicas que foram validadas por ela na Mag e em outras empresas para te ajudar a começar a vender online da maneira certa! 

 

Introdução

Antes da Era digital, diversas pessoas morriam de medo de comprar online, parecia realmente um bicho de sete cabeças tentando devorá-las. Mas depois que todos foram se acostumando, diversas empresas resolveram migrar pro ambiente online e abraçar com muito carinho até mesmo quem as evitava a todo custo. 

O que era um desafio por parte do comprador, agora se tornou para quem iria vender. Afinal de contas, começar a vender online não é uma tarefa fácil. Desde o início, são milhares e milhares de pontos que precisam ser ajustados e que envolvem não somente investimentos, como também tempo e muita paciência. 

Por isso, para te ajudar a começar com o pé direito no seu negócio e decolar com grandes alturas, a gente aqui da Mag separou algumas dicas bem especiais para você não errar na hora de colocar o seu projeto para funcionar. São dicas que, se colocadas em prática da maneira correta, com certeza geram frutos de grandes expectativas. 

Vamos lá então? 

Banner Construa Sua Marca e Voz

 

Quando falamos em começar a vender online, temos várias maneiras certas de começar. E um dos pontos mais vitais para você iniciar essa jornada é construindo a sua marca e sua voz. 

Mas Mag o que isso significa? 

Antes de você esquematizar todo o processo para abrir o seu e-commerce e loja virtual, é preciso escolher um nome, certo? Geralmente gostamos de misturar coisas que nos remetem sentimentos bons ao que estamos dispostos a vender. Não é uma regra, mas quase sempre acontece. E é desde esse ponto que temos de pensar. 

 

No exato momento de construir seu nome e sua logo, você está definindo a sua marca, ou seja, toda a simbologia que fará com que as pessoas lembrem e saibam quem você é. Quer um exemplo? Se pedirmos pra você imaginar uma cor vermelha e uma bebida, automaticamente a Coca Cola vem à sua cabeça. E são só dois meros detalhes, mas que dizem muito além do que aparentam. 

 

Então, para começar a vender online da maneira certa, busque ter uma identidade bacana, uma logo chamativa, cores que representem o que você quer passar e transmitir para o seu cliente. 

 

Começando pela logo, é sempre recomendado chamar algum designer, que tenha conhecimento do assunto, para criar uma identidade bem específica para a sua loja. Isso é um investimento razoável, mas que você levará por muito tempo. Ele criará uma paleta de cores, um manual de marca e etc, de fato, artifícios que ajudarão as pessoas a reconhecerem a sua loja.  

 

Esse é um ótimo ponto de partida. E o restante você vai desenhando conforme essas ideias forem ganhando forma. 

 

E o fato de construir a sua voz vem bastante disso, ou seja, conforme você for ganhando espaço com a sua própria identidade, começar a vender online não será um desafio tão grande, porque será a sua empresa uma referência, de acordo com o que foi proposto para ser “a cara da sua marca”.

Banner Atendimento

 

Outro ponto bastante importante para começar a vender online da maneira certa é você investir em um atendimento. Não é realmente chato quando queremos cancelar um serviço ou até questionar sobre a entrega do produto e o atendimento é feito de forma totalmente distante e desregrada? 

 

Por isso, se você quer começar a vender da maneira correta, é sempre bacana incluir os seus horários de atendimento e os meios pelos quais a pessoa pode entrar em contato, por exemplo: WhatsApp, ligação, e-mail, etc… E isso é sempre ideal estar à disposição do cliente no topo da página, para ele não precisar caminhar longos trajetos para ser atendido. Temos que lembrar sempre: a experiência do nosso cliente é o que importa.

 

Uma outra estratégia bem legal para você melhorar ainda mais o seu atendimento dentro da sua loja, pode ser feito dentro das redes sociais. E como assim, Mag? É simples, você sabe aqueles destaques que temos no Instagram? Então… crie um destaque chamado Atendimento e publique um storie para jogar lá dentro, contendo seus meios de conversa, seu telefone, WhatsApp e até os horários que você atende.

 

E, por fim, um diferencial super bacana para atender bem o seu cliente na sua jornada de vender online é utilizar o linktree. Ele cria um link curto e objetivo que o seu cliente pode clicar e ver todas as opções, seja de contato, o seu site ou algum endereço comercial. 

 

Juntando todas essas ideias, você consegue dar um suporte bem legal para o seu cliente e não deixar ele na mão quando mais precisar da sua ajuda. 

 Desenvolva a imagem da sua empresa

 

Como já comentamos logo acima, é muito importante você ter uma identidade para a sua empresa, ou seja, um rostinho só seu que fará o seu cliente lembrar de você na hora que precisar do seu produto. Mas não basta apenas isso para conseguir vender online da maneira certa, porque tudo precisa ser progressivo, precisa crescer e se desenvolver. 

 

E isso é feito de diversas formas, uma delas é mostrar os processos que compõem a sua criação. Por exemplo, imagine que você tem uma loja de roupas e produz as próprias peças. Uma das coisas mais interessantes é gravar os bastidores de toda essa criação e mostrar para o seu público que os produtos ali feitos serão confeccionados com amor e profissionalismo. 

 

Isso ajuda os seus seguidores a entenderem melhor como funciona todo o processo e os torna “parte de um todo” junto com você. Consequentemente, esse esforço gera a confiança do cliente para adquirir o produto com a sua empresa.  

 Invista em Marketing Digital

Quando muitas pessoas começam a vender online, sempre se esquecem de um dos pontos mais fundamentais para iniciar o projeto, que é o marketing. É difícil (e bota difícil nisso) uma pessoa só gerir todos os dados, criar estratégias e etc para alavancar as vendas. A médio prazo isso se torna desgastante, pois além de cuidar de todos os outros entrepostos, é necessário ser cauteloso com a divulgação.

 

Por isso, não hesite em investir no Marketing Digital, seja em uma agência ou alguém especializado no assunto, pois é um trabalho meticuloso e que precisa de bastante cuidado para dar certo. 

 

E que é esse tal do marketing digital? Basicamente, são várias estratégias em diversos canais que ajudam o seu cliente a chegar até você, como as redes sociais, algum blog legal para eles lerem conteúdos interessantes sobre o seu ramo e assim por diante.

 Boas experiências movem o mundo

 

Sempre gostamos de dizer que boas experiências movem o mundo, e você sabe por quê? Temos certeza que alguma vez na sua vida você já passou na rua, ou em frente a alguma perfumaria e sentiu um cheiro específico de um perfume que lembrou a sua infância, ou alguém especial. Essa experiência é interessante pois resgata emoções ligadas dentro de você. 

 

Quando começamos a vender online, temos que entender que a maneira certa de atrair seu cliente é mexendo nas experiências mais importantes dele. E o que resume uma boa experiência não é somente um bom atendimento, uma atençãozinha extra após a compra, mas sim um outro mundo de possibilidades.

 

Por exemplo, é adorável para qualquer cliente receber em casa o seu produto, abrir a caixa e sentir aquele aroma característico que só a sua loja tem. Esse cheirinho ficará para sempre na memória dele e com certeza não medirá esforços para recomendar a outro amigo. 

 

Lembre-se sempre de se colocar no lugar do consumidor. Quer um segredinho só nosso? As grandes lojas sempre dão certo quando os empreendedores se colocam no lugar do comprador e sentem na pele os reais problemas e experiências negativas que passam, seja no site ou até mesmo no atendimento pré e pós venda. Sabendo deles, é possível sanar cada um desses pequenos tropeços e prosperar! 

Cases para se inspirar

 

E para finalizar, a gente aqui da Mag separou esse bônus especial para você se inspirar e entender, de fato, como funcionam os itens que comentamos acima.

 

1. Resultados digitais

Todo o site, como também suporte da Resultados Digitais se tornou hoje uma referência, sabendo exatamente como atender os clientes e mantendo, acima de tudo, uma linguagem e identidade semelhantes em todos os canais de comunicação. Esse é um ponto chave!

2. Melhor envio

Apesar de ser um site relativamente convencional, o Melhor Envio conseguiu perpassar os grandes concorrentes justamente pela sua simplicidade de comunicação e focalização do público alvo, sabendo para quem estava direcionando seu serviço. 

3. Elo7

Algo que antigamente se destacava como um pequeno site, hoje ganha visibilidade a nível estratosférico. E esse é um grande case porque conseguiu um dos pilares mais fundamentais para começar a vender online da maneira certa, que é comunicar e desenvolver a própria imagem conforme o tempo.

4, Mag

A gente se inseriu nesta lista, não por mera vaidade, mas sim porque realmente fomos atrás de cada um desses pontos quando decidimos vender online da maneira certa. Nesse caso, quem melhor pra falar senão quem já passou por isso, não é? 

 

Sempre buscamos ter um atendimento especializado, tanto no site, quanto na hora de comprar e após a venda, ou seja, oferecemos um suporte que realmente valoriza cada um dos nossos clientes. Fora que também colocamos como um dos slogans da Mag que boas experiências movem o mundo.  



Conclusão

 

Para finalizarmos, gostaríamos de concluir que não é difícil vender online da maneira correta. Não é nada difícil atingir o público desejado. Tudo faz parte de um processo, que exige tempo, esforço e paciência. Afinal, conseguir prosperar é uma das aspirações de praticamente todas as pessoas que abrem um negócio. 

 

Claro que não existem regras e o que dá certo para a sua loja, muitas vezes não funciona para outras, mas o início para você ter um passo à frente da grande maioria é manter a sua saúde mental em dia, pois tudo flui a partir disso.

 

Seja a criatividade, o planejamento, a gestão, tudo está interligado na maneira com que você vê o mundo. Por isso, coloque cada um dos pontos que citamos acima em prática, mas sempre com calma, com paciência. E se não der certo, tenta de novo! 

 

Todos os grandes empreendedores de hoje passaram por crises que o tentaram a desistir, mas só fica no ringue quem decide levantar. 

 

E como estamos falando de boas experiências, você sabia que aqui na Mag a gente tem caixas personalizadas de todos os tipos, que já ajudam bastante você a iniciar seu projeto e começar a vender da maneira certa, proporcionando a melhor experiência para o seu cliente. 


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