Está sentindo o mesmo que a gente? Esse aroma de fim de ano, de festas, confraternizações, trazem também uma data muito especial para o e-commerce, que é a BLACK FRIDAY! Por isso, nós aqui da Mag separamos para você 5 dicas especiais para vender mais nessa Black 2021. 

 

A tão famosa Black Friday é uma data especial com grandes descontos no varejo. São dias, semanas e até meses de antecedência e preparação para estar com todas as estratégias no gatilho e vender mais! E você, já se preparou para a Black? 

 

No dia 26 de novembro de 2021, todas as lojas já estarão preparadas para garantir descontos imperdíveis em diversas opções de produtos e serviços. E para te ajudar a ficar por dentro desse grande universo de possibilidades, a gente separou algumas dicas matadoras que sempre funcionam dentro do e-commerce nessas datas. 

 

Vamos lá? Então vem com a Mag! 

Não é só desconto 

Quando falamos em Black Friday, obviamente uma das primeiras coisas que vem à cabeça é DESCONTO. Só que não é realmente assim que as coisas funcionam. Afinal de contas, a gente entende que, muitas vezes, é extremamente difícil para uma empresa de pequeno porte oferecer descontos arrasadores comparados a outros grandes lojistas, certo?

 

Você já deve ter se perguntado: “Tá, mas como vou oferecer 50% de desconto nos meus produtos? Vou sair perdendo no faturamento, mas também não vou dar tanto desconto quanto meu concorrente”. Nessas horas a ansiedade gosta de dar um alô, né?

 

A gente sabe que isso já deve ter acontecido ou pelo menos passado pela sua cabeça. E o segredo está aí: NÃO É SÓ DESCONTO. Muitos empreendedores que começaram agora sua jornada no e-commerce entendem que, via de regra, é preciso oferecer descontos e cupons para os clientes quando chega a Black Friday.

 

Na verdade, a Black é uma data de muito acesso, ou seja, as pessoas correm para comprar. E na verdade, a grande maioria dessas mesmas pessoas estão sedentas por simplesmente COMPRAR tudo o quanto antes, e nem são pelos descontos, mas sim pelo ambiente e pelo chamariz que a proximidade dessa data oferece. 

 

Então não se preocupe em dar descontos, e sim procure apresentar bastante o detalhe dos seus produtos, os diferenciais do seu serviço, da sua marca no geral. Aproveite que o volume de acessos cresce bastante e mostre ao seu público o porquê ele PRECISA daquele produto, o que mudaria em sua vida, e etc…

 

Com essa simples dica já é possível alcançar boas vendas sem precisar oferecer descontos altos. E se você conseguir oferecer algum cupom ou desconto no geral, é uma ótima estratégia adicional àquela que mencionamos ali em cima. 

 

Se possível, Crie Combos

 

Uma estratégia bem interessante para você vender mais nessa Black Friday é criar combos. Basicamente, quando você cria combos, o seu cliente vê que é possível sair ganhando ainda mais comprando 4 pelo preço de 3, por exemplo. 

 

Se você tem uma loja de moda infantil, busque juntar alguns conjuntos bem fofinhos e criar um combo com eles, porque as mamães sempre adoram comprar mais opções pro seu pequeno, e se forem todos juntos, melhor ainda! 

 

E claro que isso se expande também para diversos outros segmentos, porque a ideia é justamente esta: levar ao cliente mais, gastando menos. 

 

Mostre o seu produto para o mundo!

 

Quando falamos isso, pode parecer algo bem clichê, porque essa sempre foi a nossa intenção, não é mesmo? Mas, apesar de ser algo dito por quase todo mundo, é importante reforçar que mostrar o seu produto ao mundo, não é necessariamente fazer com que os outros o vejam. 

 

Para vender mais na Black Friday, uma dica interessante é selecionar produtos que você considera muito úteis e mencionar bastante as características dele, e como essas características mudariam, para melhor, o dia a dia daquela pessoa.

 

Quer um exemplo? Vamos lá então…

 

Voltemos ao caso de uma loja de moda infantil. Se você for fazer alguma postagem para impulsionar no Instagram, por exemplo, o que você considera que seria mais atrativo para o seu público? 

 

Situação 1: 

 

“Este conjunto possui um tecido 90% algodão e 10% poliéster, da marca Precoce, que garante mais qualidade para o dia a dia do seu filho”. 

 

Chega a ser um pouco maçante ler isso, né? Agora imagine esta outra situação…

 

Situação 2: 

 

“Já pensou aproveitar as festas do fim de ano com o seu filho vestindo esse look maravilhoso? E o melhor de tudo, além de você economizar muito mais, o seu pequeno leva pra casa outros dois conjuntinhos com esse combo. Se ele cansar de um, tem mais dois! Aproveite essa promoção antes que acabe. É por tempo limitado, viu mamãe?!”

 

Viu como funciona? Basicamente oferecemos um contexto, uma utilidade, tentamos adicionar o produto no dia a dia da pessoa. E essa é uma dica muito valiosa para quem quer vender mais nessa Black Friday! 

 

Pegue carona com canais grandes!

 

Grandes canais de vendas também são boas estratégias para vender mais nessa Black Friday 2021. Se você conseguir contato com algum influenciador regional, ou até mesmo de grandes influenciadores, vá fundo e garanta a sua oportunidade!

 

Quanto mais canais de acessos você obtiver dentro dessa data, melhor! Afinal de contas, tudo é uma trilha para o cliente. Ele vai conhecer você através de algum canal grande, em seguida irá até o seu site ou redes sociais para saber ainda mais daquele produto, e, naquele momento, vai decidir se quer comprar ou não. Então esteja com tudo preparado para recebê-lo. 

 

Lembre-se sempre: volumes de acessos geram volumes de vendas. Por isso, surfe onde puder nos grandes canais para que o mundo conheça você cada vez mais! 

 

Use o reels como aliado

 

Qual foi a última vez que você gravou um reels para o seu instagram? E você sabia que ele é uma carta na manga poderosíssima para vender mais nessa Black Friday 2021? Isso mesmo! As pessoas hoje em dia adoram coisas dinâmicas, visuais e interativas. Essas 3 palavras resumem tudo que você precisa seguir para ter a atenção do seu público. 

 

O Reels é um recurso do Instagram que permite você fazer vídeos curtos e de algum tema específico que esteja em alta, ou não. Ele se assemelha bastante ao TikTok, com o público descendo vídeo por vídeo infinitamente. 

 

É nesse momento que você tem de se atentar. Como a nossa intenção é vender mais na Black Friday, uma dica super importante é fazer conteúdos bem interativos e dinâmicos, utilizando o seu produto ou até mesmo usando-o em algumas situações. Lembre-se sempre de chamar a atenção nos primeiros 3 segundos de vídeo, pois é ele que decidirá se a pessoa continuará assistindo ou não.

 

Apresente detalhes do seu produto, mostre ele em algum contexto que a pessoa também se sentiria inserida, e etc. As possibilidades são inúmeras e não existe uma regra de ouro para isso. Mas como a gente adora você que está lendo, vamos te dar um checklist bem legal que você pode utilizar como base na hora de criar seus reels. 

 

  1. Procure os conteúdos em alta, veja o que as pessoas mais estão criando no Reels;

  2. Busque um lugar iluminado e uma boa câmera;

  3. Aproveite os 3 primeiros segundos para chamar a atenção;

  4. Seja dinâmico e objetivo;

  5. Use hashtags e crie uma descrição bem bacana.

 

Assim você já consegue ter uma base para a criação dos seus reels, e consegue aumentar ainda mais o seu engajamento. 

 

Então é isso! Esperamos que você tenha gostado desse nosso conteúdo e arrase nas vendas nessa Black Friday 2021.

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