Depois da correria da Black Friday e da passagem do Natal, o início de ano costuma ser mais calmo no E-commerce. Dados da Ebit, especialista em relatórios estratégicos e táticos decisivos para o mercado de e-commerce, apontam que o primeiro grande mês de vendas é março, no dia do consumidor.

 

Enquanto março não chega, trouxemos para você uma data que pode te ajudar a despertar a proximidade e o sentimento de nostalgia com seus clientes. Promover o relacionamento com o cliente, demonstrar a importância dele e converter em novas vendas,  Falamos do Dia da Saudade, comemorado no Brasil em 30 de janeiro. Talvez você ainda não tenha ouvido muito sobre a data, que vem aos poucos ganhando espaço no calendário de datas comemorativas brasileiro, mas nós acreditamos que este é o momento, oportunidade para você alavancar vendas e ter um mês de fevereiro com ótimos resultados no seu negócio.

 

Quando você ouve a palavra Saudade você se sente tocado, certo? Essa é uma das palavras que possui grande apelo para o nosso inconsciente, mexe com o emocional e está aí  algo que você deve aproveitar para se aproximar  daquele cliente que já não compra mais ou que deixou uma compra por finalizar. Se você pode explorar a data para fazer novos clientes? Claro que pode, uma ação bem-feita chama atenção, atrai novos e possíveis clientes, fortalece sua marca.

 

Pensando em te ajudar a criar uma ação mesmo que pontual e de pequeno porte que te trouxemos umas dicas rápidas de ações simples e compatíveis com seu pequeno negócio que poderão gerar novas ideias e ações para começar a planejar e por em prática já no próximo dia, ou “semana” 30 de janeiro.

 

Compra Abandonada ou Carrinho Abandonado

 

Use a tecnologia a seu favor, seja com E-mail Marketing ou com ações simples e até manuais, próximas a sua realidade. Liste, aborde, se aproxime daquele cliente que chegou próximo ao fim do seu funil de vendas, aquele que quase concretizou a compra de um produto. Ofereça um brinde, um desconto, condições de frete diferenciadas ou algo que o estimule a reconsiderar a compra.

 

Cliente Afastado

 

Nesse momento uma boa base de dados é muito importante, caso não tenha, comece a preparar a sua para o calendário 2021. Liste aqueles clientes que estão por seis meses ou um ano sem comprar e seja por mensagem, anúncio, ligação ou o que valer para o seu negócio busque se aproximar com uma comunicação que demonstre sua saudade.

 

Quer ver um exemplo simples direcionado a uma comunicação por app de mensagem?

 

Cada saudade tem um porquê e um por quem, a nossa é Você! Preparamos um desconto especial para você que é 10, utilize o cupom Saudade em nosso site e ganhe 10% de desconto na sua compra. Desejamos estar cada dia mais próximos tornando a experiência do seu cliente cada vez mais especial e afetiva ao receber o produto.

 

Percebeu? Na mensagem acima oferecemos um desconto, usamos uma comunicação afetiva e ainda evidenciamos que nosso produto é importante, traz vantagens para o consumidor. No nosso caso, uma indústria de embalagens de papelão personalizadas para E-commerce, que se comunica com você lojista faz todo sentido, certo? Vamos em frente.

 

 

Produtos Nostalgia

 

Quem aqui não lembra de algum produto que fez sua cabeça na infância ou adolescência, as saudosas sandálias plásticas, o pirulito de “chupeta”, itens colecionáveis, as meias coloridas e uma série de exemplos que você pode deixar nos comentários desse post.

 

Essa é uma grande oportunidade de relançar um produto sucesso de venda, muito procurado que você talvez tenha deixado de lado. Confere a dica de comunicação que trouxemos para te ajudar a destacar um produto nostálgico que voltou:

 

 A saudade foi tanta que até o nosso queridinho (produto tal) voltou, aproveite, por tempo limitado. Se vendeu muito é porquê o público gosta, aproveite e explore a estratégia da escassez e traga a oferta, oportunidade por tempo limitado. 

Hoje trouxemos dicas simples, para você começar a trabalhar as datas comemorativas estratégicas para 2020. Tenha informações sobre seus clientes, faça muitas anotações, seja por sistema ou de forma manual, elas fazem a diferença quando o assunto é vender mais, atrair e fidelizar clientes.

Gostou? Compartilha com aquele amigo empreendedor digital que pode lucrar ainda mais com essas dicas.