Como nascem as marcas? Como as marcas MARCAM o mundo? Uma marca não é apenas um logotipo, um nome ou uma identidade visual. É um conjunto de sentimentos e experiências que seu público teve e criou a partir de seu produto ou serviço.
A lógica comercial vigente no mundo atual obriga as empresas a pensar cuidadosamente a cada passo. Cada estratégia e ação de marketing pode ecoar em todos os cantos da cidade, do estado, do país ou até mesmo do mundo.

Quer saber mais sobre branding e como colocá-lo em ação para que sua empresa não seja apenas mais uma no mercado? Continue lendo lendo esse artigo!


Afinal, o que é Branding?


Branding é uma forma de gerenciar as estratégias de uma marca, incluindo a criação e gestão dos elementos de sua identidade visual e planejamentos de longo prazo.

Branding é criar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores. Cada marca deve ser única e proporcionar experiências incríveis do início ao fim, isso é o que diferencia as empresas de sucesso das outras que ficam para trás. Branding é também uma oportunidade de dar personalidade à sua marca e fazer com que seus clientes possam se conectar genuinamente.
Sua marca deve ser mais do que apenas uma maneira de levar seus produtos e serviços até seu cliente, para isso ela deve se destacar de todas as outras no processo de decisão de compra. O branding é provavelmente a ferramenta mais poderosa para as empresas no mundo de hoje, mas poucas pessoas sabem o que é ou como colocá-lo em prática.

O branding torna sua empresa memorável. Sem a marca, cada peça de roupa, refrigerante, par de sapatos ou jóia seria igual a qualquer outro de seu tipo. Mas com a marca, cada produto torna-se único e memorável. Marcas icônicas vão muito além dos produtos que representam, se tornam experiências que se encaixam perfeitamente no estilo de vida de milhões de consumidores leais em todos os lugares.

O branding é a identidade de uma empresa, que por sua vez, é expressa visualmente através dos elementos que compõem a sua identidade visual.

Por meio de peças publicitárias, vídeos, fotos, artes digitais, vitrine, decoração, embalagens e muito mais, as empresas criam janelas pelas quais as pessoas podem ver a aparência de sua marca.

Todos têm um conjunto de características, desde o nome até aspectos de sua personalidade e aparência, que os tornam memoráveis e reconhecíveis para os outros.Ter uma identidade bem definida é importante não só para os seres humanos na sociedade, mas também para as marcas.

Então, o que é Identidade Visual?


A identidade visual é definida pela combinação de elementos gráficos e visuais que, juntos, criam uma atmosfera e uma personalidade em torno de uma marca. Para que uma empresa seja reconhecida em seu nicho é preciso definir essa identidade, fazendo com que a marca se pareça única e interessante.

Quanto melhor e mais clara for a estratégia de branding, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor. Algumas empresas desenvolvem tão bem sua identidade visual a ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores.

Alguns dos elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são:
o logotipo, tipografia (as fontes utilizadas) e paleta de cores, que por sua vez definem
materiais promocionais e elementos de mídias sociais. Ou seja, todo material de marketing produzido pela empresa deve estar alinhado ao seu branding e condizente com sua identidade visual, desde elementos físicos como loja, vitrine e embalagens até elementos digitais como posts, stories, websites e outros.

Mag, como faço para conectar meu branding às embalagens do meu ecommerce?


É aí que a Mag entra na história para dar um super up no seu negócio! A resposta é simples: criando uma conexão entre a marca e seu público.

Por meio do branding, as empresas conseguem criar um vínculo emocional com seus clientes que vai além de apenas características de produtos. As marcas podem se tornar muito mais do que algo que você compra, podem ser algo em que você acredita, deseja e/ou se identifica. O antigo método de escolha de produtos baseado apenas nas características e benefícios agora é muito mais profundo.

As pessoas tomam decisões com base em atributos simbólicos e valores, elas têm muitas opções e pouco tempo e nós humanos baseamos nossas escolhas de compra na confiança. Por que os consumidores deveriam escolher você? Porque eles estão emocionalmente conectados com você e confiam na sua marca, essa conexão é gerada desde o momento em que uma marca estuda seu público alvo para criar seu branding e sua identidade visual e vai até o momento que o produto chega em sua casa e ela tem a experiência de abrir a sua embalagem e receber, enfim, o produto final em mãos.

Como é a embalagem na qual você envia seus produtos?

Certamente a primeira coisa que você vai pensar é “segura” ou "resistente", e isso é o básico. Mas você gera uma interação com seu cliente, um momento prazeroso para esse momento tão precioso que é o recebimento do produto que ele desejou?

Você se diferencia das demais marcas oferecendo não apenas um produto mas sim uma experiência de compra? Não marginalize a aparência. Você pode ter certeza de que seus clientes prestarão atenção.

A embalagem é a vitrine da sua marca. Antes da chegada do e-commerce, a maioria das pessoas visitava lojas físicas para fazer compras. Elas podiam ver, tocar e até mesmo cheirar as possíveis compras. As compras pessoais foram e são uma experiência pessoal e profunda da marca e encomendar produtos online é uma experiência totalmente diferente. Os consumidores usam a internet para pesquisar um item que desejam e, sem nunca ver ou tocar fisicamente no item, compram.

Hoje, mais do que nunca, as marcas devem estar atentas à apresentação do produto em todo momento, sobretudo naquele em que o cliente finalmente pode ter acesso ao produto físico: no ato da entrega. Caixas personalizadas definem a aparência externa do produto. É o primeiro item que chama a atenção do cliente, sua embalagem deve falar com seu cliente.

Abaixo veja alguns exemplos de marcas que mandaram muito bem com seu branding e identidade visual conversando com suas embalagens e seus clientes:

Uma caixa de muita personalidade! Desde a escolha de cores e fontes fortes até a mensagem passada, claramente transmite uma marca de personalidade forte e ousada.

Aqui já podemos ver um exemplo de uma marca que tem uma pegada mais clean e elegante e traduz perfeitamente esses traços em sua em balaiagem. A cor crua, as fontes menores e mais delicadas e o próprio conteúdo do texto sintetizando a naturalidade e autenticidade da marca.

Um ótimo exemplo de como criar conexão com seu cliente, gerando textos chamativos, divertidos e que gerem identificação! Aqui ainda somado com uma fonte mais desenhada trazem apelo afetivo para a caixa.

Aqui ainda vai uma menção honrosa para essa caixa que gabaritou a conexão com seus clientes criando uma experiência única para o recebimento do tão esperado produto, com uma playlist impressa que pode ser escaneada e ouvida pelo cliente na hora!


E você? Já pensou como sua marca pode elevar a experiência de consumo de seus clientes, encantando e fidelizando cada dia mais? Aqui na Mag você encontra o caixas que conversam com seus clientes e comunicam os seus sonhos pro mundo.