Pesquisas indicam que diferentes tipos de letra impactam nossas emoções, afetam a aprendizagem, memória das coisas e até influenciam como saboreamos certos alimentos. Esse é o poder da tipografia!

No nosso artigo anterior você entendeu um pouco mais sobre branding e identidade visual, se você perdeu clica aqui!

Já sabemos que a identidade visual é definida pela combinação de elementos gráficos e visuais que, juntos, criam uma atmosfera e uma personalidade em torno de uma marca. Um desses elementos é a tipografia utilizada pela marca. Você pode não estar atendo, mas estamos cercados por fontes em todos os lugares. 

As marcas podem se beneficiar da escolha cuidadosa dos tipos de letra, o design se traduz em atributos de marca, ajudando a cruzar a ponte entre branding e tipografia.

Mas o que é tipografia e como escolher uma para minha marca?

A tipografia é o uso de fontes específicas para tornar o material escrito compreensível e visualmente atraente. É nada mais, nada menos que a fonte (ou o conjunto de fontes) utilizada na identidade visual da marca. Uma marca pode ter mais de uma fonte em sua identidade visual, por exemplo: uma fonte principal (normalmente contida na logo) para títulos e frases em destaque e uma fonte secundária para subtítulos e textos mais longos.

Quando se trata de escolher o tipo de letra certo para sua marca ou projeto de design, há vários fatores a serem considerados. Para decidir as fontes primeiro entenda a identidade e a personalidade da sua marca. As fontes, assim como os demais elementos da identidade visual, que vão comunicar de forma não verbal o tom da sua empresa.

Busque referências, fotografe, desenhe, observe fontes que te agradam. Pesquise as marcas que você admira e analise suas fontes. Visualize a anatomia das formas das letras, como distinguir entre diferentes fontes e como diferentes formas ou estilos de letras podem evocar sentimentos particulares. Todas essas informações irão ajudá-lo a fazer sua escolha final.

Certifique-se de que a fonte seja versátil e consistente para a sua marca. Aplicável em diversas superfícies e meios, desde anúncios físicos, banners, nas suas redes sociais, site e é claro, na sua caixa Mag. Se o design do seu logotipo contém uma frase, escolha algo que seja altamente legível, se for algo mais simples, você pode testar fontes que sejam mais ousadas.

Leve em conta a hierarquia tipográfica. Uma hierarquia visual tipográfica é basicamente como as letras são exibidas e onde elas podem chamar a atenção do cliente de maneira eficaz. Caso tenha selecionado 2 ou 3 fontes para sua marca, certifique-se de que elas ficam bem juntas. O tipo de letra dos cabeçalhos deve ser complementar aos subtítulos e vice-versa.

Quais são os tipos de fontes ?

Tipografia, como as fontes podem ajudar sua marca a criar uma embalagem que se comunica com quem recebe? É simples

Tipo de letra

Existem três tipos básicos de tipos de letra: serif, sans-serif e decorativo.

Observe os pequenos enfeites no final das linhas na fonte serifada, circulados em vermelho. Na verdade, são chamados de “serifas”, daí o nome da categoria de fonte. “Sans” significa “sem”, e é por isso que todas as fontes sem serifas são chamadas de “sans-serif”. As fontes decorativas não se encaixam estritamente em nenhuma dessas categorias e geralmente são fontes criativas e elaboradas usadas para títulos. Além desses três tipos existem também as fontes chamadas script, que por muitas vezes são consideradas um subtipo dentro das decorativas.  As fontes scripts ou cursivas, são aquelas que imitam a caligrafia feita à mão.

O ideal é utilizar no máximo três fontes em um determinado projeto, utilizar apenas duas costuma ser ainda melhor, mantendo seu design organizado e simples. Funcionam bem as combinações de fontes com serifa com fontes sem serifa, como colocar o corpo do texto principal em uma fonte com serifa e colocar seu título em uma fonte sem serifa, ou vice-versa. Fontes decorativas são ideais para títulos,  elas geralmente têm baixa legibilidade.

Para pensar em quais tipos de fonte combinam mais com a sua marca comece pensando em algumas palavras para descrever a identidade. Se o seu negócio for “autoritário” ou “educacional”, você pode escolher um tipo de letra com serifa de transição. Se você é “peculiar” ou “caprichoso”, uma fonte de script pode ser para você. Se você é `inovador" e “moderno”, considere escolher uma fonte sem serifa. Marcas de luxo costumam usar um estilo de fonte curva, por exemplo, enquanto os clientes do restaurante acreditam que a comida foi preparada com mais amor se o menu estiver em um estilo manuscrito.

Vejam alguns exemplos de como a psicologia pode explicar como entendemos cada tipo de fonte:

Fontes Serifadas

Esses tipos de letra contêm recursos de projeção no final dos traços, eles ajudam a torná-los mais legíveis em longas distâncias e em tamanhos menores do que as fontes sem serifa. Elas também aparecem na tela com maior clareza do que outros tipos de fontes, tornando-as preferíveis para muitas empresas que utilizam estratégias de marketing digital. Tipos de letra com serifa dão uma impressão mais tradicional, mas ainda podem apresentar um ar de sofisticação devido à sua legibilidade à distância.

 

Fontes Sans Serif

As fontes Sans Serif não possuem os pequenos recursos de projeção no final dos traços, o que torna as palavras muito fáceis de reconhecer. Sua simplicidade as torna claras e legíveis quando impressas em tamanhos de fonte menores, mas são fontes com menos sofisticação e tendem a parecer um tanto brutas em tamanhos maiores. Fontes sem serifa tendem a ser percebidas como modernas ou contemporâneas.

 

Fontes decorativas

Estes são estilos de fonte divertidos e casuais projetados para chamar a atenção com formas peculiares ou caracteres incomuns. Não são fontes indicadas para o corpo do texto em seus projetos. No entanto, são ótimos para logotipos e outros materiais promocionais.

Fontes script

Os tipos de letra Script são baseados na aparência da caligrafia pessoal. Eles costumam ser muito elegantes, mas tendem a ser pouco práticos na maioria das situações devido à dificuldade de leitura em tamanhos de fonte menores. Se você estiver usando fontes de script para seu logotipo ou cabeçalhos, tente combiná-los com um tipo de letra serif ou sans serif mais prático para o corpo do texto.

 

Fica a dica: para encontrar e baixar fontes diferentes e únicas pesquise nos sites Googlefonts, Dafonts e FontSpace

 

Identidade visual e tipografia têm muito a conversar com todos os elementos físicos de uma marca, o que dirá da parte mais importante das entregas dos produtos: a embalagem! Na Mag você encontra o diferencial do design com narrativa, caixas que conversam com seus clientes e comunicam o que as marcas desejam passar.

Vejam alguns exemplos de embalagens e o que elas comunicam:

Nessa caixa super colorida e ousada podemos ver o uso de fonte sans serif, conferindo personalidade moderna e descolada para a embalagem.

Já nessa segunda caixa mais elegante podemos ver o uso de fonte serifada, que traz o ar de sofisticação da marca

Neste último exemplo temos uma caixa com logo com fonte manuscrita e fonte decorativa compondo, junto da cor pink criam uma caixa com pegada divertida mas elegante.