Se você está cansado de investir altos valores para manter anúncios rodando pela internet, está na hora de conhecer estratégias eficientes de SEO. Veja quais são e como aplicá-las na prática com a ajuda da inteligência artificial da Niara.

É fato: quem trabalha na internet precisa lidar com custos relacionados à mídia paga. À primeira vista, a estratégia parece promissora - e é mesmo!

Mas, no decorrer do tempo, pode ser difícil lidar com gastos e manter a continuidade da campanha. Vamos imaginar um pequeno e-commerce de produtos naturais. Para atrair mais clientes e aumentar o número de vendas, essa loja decide investir em anúncios pagos em redes sociais e mecanismos de busca.

No início, os resultados são animadores: mais visitantes aparecem e as vendas aumentam pontualmente. Contudo, à medida que o tempo passa, fica complicado manter o mesmo ritmo de investimento.

Os custos começam a subir e a loja se vê pressionada a investir mais e mais para manter os resultados. Isso já aconteceu com você?

Pode ficar sossegada, pois apesar de frequente, essa situação pode ser contornada! Uma estratégia complementar que pode ser facilmente utilizada é o SEO.

Se você também está cansado de gastar uma fortuna em mídia e está em busca de uma estratégia mais econômica e eficiente, vem com a gente. Vamos mostrar como o SEO pode ser uma alternativa inteligente para empreendedores que desejam diminuir custos com mídia e alcançar resultados sustentáveis.

Do início: o que é SEO?

Você provavelmente já ouviu falar sobre SEO, mas talvez não saiba exatamente o que isso significa. SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca.

Ok, e o que raios isso significa?Em termos simples, o SEO reúne uma série de técnicas e estratégias que têm como objetivo melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa.

Em outras palavras, podemos dizer que é uma maneira de fazer com que a sua loja apareça nas primeiras posições quando alguém faz uma pesquisa relacionada ao seu negócio. Pense na última vez em que você fez uma pesquisa no Google.

Quantas vezes você clicou nos resultados para além da primeira página? Provavelmente poucas, ou até mesmo nenhuma. Por isso o SEO é tão importante.

Quando você otimiza o seu conteúdo para os mecanismos de busca, as chances de ser encontrado pelo seu público-alvo aumentam e, em consequência, as conversões também. Diferentemente da mídia paga, o SEO envolve orçamentos muito menores.

Nesse caso, o que você mais precisará é de tempo e esforço para manter seu site otimizado e o conteúdo sempre completo e atualizado. Embora possa levar algum tempo para ver resultados, a estratégia oferece resultados duradouros a longo prazo.

Uma vez que seu site esteja bem posicionado nos resultados de busca orgânica, você continuará a receber tráfego sem ter que pagar por cada visita.

Quero fazer SEO! Por onde começar? Ótimo!

A seguir, vamos te mostrar as noções mais básicas que você precisa conhecer para iniciar a estratégia do seu site:

5. Ações básicas de SEO para iniciantes

Se você está começando a explorar o mundo do SEO, existem algumas ações básicas que podem ajudar a melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca. Vamos dar uma olhada em cada uma delas de forma didática:

1. Pesquisa de palavras-chave

Buscar palavras-chave é o primeiro passo para otimizar seu conteúdo. Essa pesquisa consiste em identificar termos ou frases que as pessoas usam quando estão buscando algo relacionado ao seu negócio. Por exemplo, se você tem um site que vende roupas para mulheres, uma palavra-chave relevante poderia ser “roupas femininas”.

Ao incluir termos estrategicamente em seu site e conteúdo, você aumenta as chances de ser encontrado pelo seu público-alvo.

2. Título e meta descrição otimizados

O título, ou meta title, e a meta descrição são elementos importantes para o seu site. Eles são exibidos nos resultados de pesquisa, quando fazemos uma busca no Google.

Ambos devem conter a palavra-chave principal da página ou site e ser concisos, claros e persuasivos para incentivar o clique do usuário.

3. Conteúdo de qualidade

Criar conteúdo é uma das estratégias mais fundamentais em SEO. O termo “conteúdo” inclui artigos em blogs, mas não só isso. Vídeos e infográficos, por exemplo, são outros dois formatos que vale a pena investir.

Todos devem ser úteis, interessantes e direcionados ao público. Além disso, é importante manter uma frequência de atualização regular para manter os visitantes engajados e atrair novos usuários continuamente.

4. Descrição de produtos otimizada

As descrições de produtos são especialmente úteis em e-commerces, uma vez que desempenham papel fundamental na decisão de compra.

Numa loja física você pode ver e tocar o produto antes de comprá-lo. Como não é possível fazer isso em um e-commerce, a descrição do produto se faz essencial para auxiliar a decisão dos usuários.

Além de conter a palavra-chave, elas devem compilar informações úteis sobre o produto, como características, benefícios, especificações técnicas, materiais, tamanhos e cores.

Uma descrição de produto otimizada ajuda não apenas os clientes a tomar decisões informadas, mas também pode melhorar a visibilidade do seu e-commerce nos mecanismos de busca. Quanto mais informações relevantes você fornecer, mais chances terá de atrair clientes e converter vendas.

Essas são só algumas das técnicas que você pode implementar no seu negócio a partir de hoje para ter resultados duradouros. Achou muito? Está sem tempo, não tem experiência ou não sabe por onde começar? Então, conheça com a Niara: sua ferramenta de otimização e conteúdo

A Niara é a primeira ferramenta voltada para SEO e produção de conteúdo, feita com inteligência artificial e automações! Pense nela como sua maior auxiliar no dia a dia: ao invés de passar horas ou dias cumprindo uma única demanda, é só utilizar as funcionalidades disponíveis na plataforma para fazer tudo o que precisa, até 10 vezes mais rápido.

Lembra das ações que listamos acima?

Todas podem ser feitas com o auxílio da Niara. O melhor é que todo e qualquer profissional pode experimentar a ferramenta. Nossas funcionalidades foram desenvolvidas estrategicamente para que todos possam criar e otimizar seus conteúdos de forma fácil e rápida, sem dor de cabeça.

1. Gerador de palavras-chave

Se você tem dúvidas sobre como encontrar os termos certos para o seu negócio, use o gerador de palavras-chave da Niara. Nele, você só precisa informar o tema e público-alvo da sua marca e clicar em gerar para obter insights relevantes.

2. Gerador de títulos e meta descrição

A Niara também tem recursos que vão te ajudar a criar títulos e meta descrições em segundos. Mais uma vez, você só precisa preencher os campos disponíveis no gerador e esperar segundos pela resposta da ferramenta. É simples, prático e rápido.

3. Gerador de conteúdo Precisando de uma ajuda para criar textos?

Na Niara, você pode usar os templates e o ChatSEO para gerar o que precisar. De conteúdos institucionais à redação de artigos para blog, explore todas as funcionalidades e dê vida a produções cativantes em poucos minutos.

4. Template para descrição de produto

Na plataforma, também é possível criar descrições para seus produtos e serviços em produtos. Se você já tem um site e quer otimizar todas as páginas, nossa recomendação é o Bulk Content: recurso de criação em massa. Com ele, você consegue produzir centenas de descrições em segundos. Ficou interessado e quer saber mais?

Acesse nosso site e veja o que a Niara pode te ajudar a fazer.

Dê adeus às demandas infinitas e tenha mais tempo para tomar decisões estratégicas que vão definir o crescimento da sua marca na internet.