Tendências de E-commerce para vender mais em 2025
Novos comportamentos de consumo deverão moldar o e-commerce de maneira significativa em 2025. Para quem está buscando iniciativas para impulsionar vendas no novo ano é essencial se conectar aos novos perfis de consumidores para criar estratégias que tornem a experiência de compra mais interessante e a jornada de consumo simplificada.
Para um conteúdo direto ao ponto, confira 10 insights essenciais para sua loja online em 2025:
1- Experiência de Compras Personalizada: O uso intensivo de dados e inteligência artificial permitirá que as lojas online apresentem experiências de compra mais personalizadas, recomendando produtos com base no histórico de navegação e compras dos usuários.
Em 2025 se destaca a marca que conhece os interesses e históricos de compra do consumidor.
2- Comércio Conversacional: Embora muita gente prefira conversar com humanos ao comprar online, o uso de chatbots e assistentes virtuais continuará a crescer, permitindo uma integração entre chatbots para dúvidas mais genéricas e simplificação do processo de falar com um humano para compras mais consultivas e de ticket mais alto.
3- Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) no Comércio Eletrônico: Essas tecnologias ajudam os consumidores a visualizar produtos em suas casas antes da compra efetivamente. Além de promover uma melhor experiência de visualização do produto para consumidor pode reduzir significativamente custos com trocas e devoluções.
Provadores virtuais são um exemplo de ferramentas que passam a se tornar essenciais para os lojistas de moda, por exemplo.
4- Sustentabilidade no E-commerce: A conscientização ambiental está em alta. 2024 foi um ano marcado por catástrofes ambientais no Brasil e também no mundo. E com isso, os consumidores estão cada vez mais buscando marcas que adotem práticas sustentáveis, e o e-commerce precisará se adaptar a essa demanda escolhendo embalagens mais sustentáveis como as de papelão reciclado, reciclável e biodegradável como as da Mag Embalagens e a redução do plástico pela substituição do plástico bolha pelo papel colmeia e também da fita plástica pela Fita biodegradável de papel gomado.
5- Pagamentos Inovadores: A adoção de tecnologias de pagamento, como criptomoedas e carteiras digitais, deve se expandir, tornando os processos de compra mais rápidos e seguros. Se isso ainda parece distante para sua loja estar atento às possibilidades de pagamento em 2 cartões, pix e boleto parcelados é essencial para se diferenciar.
6- Omnicanalidade: A experiência de compra será cada vez mais integrada entre canais físicos e digitais, permitindo que os consumidores experimentem e vivam experiências de marca tanto no físico quanto no digital.
7- Aumento do Comércio Móvel: Com o uso crescente de smartphones, as compras móveis se tornarão uma parte ainda maior da experiência de e-commerce. Esteja atento a experiência mobile do seu e-commerce, aquela pelo celular. Acredite, ela será essencial em 2025.
8- Frete Rápido: Expectativas de entrega rápida se tornarão norma em 2025 com mais empresas investindo em logística para agilizar o processo. Agilidade na separação de pedidos que não deverão levar mais do que 24h para serem separados e postados e Correios ou transportadoras.
9- SEO e Marketing Digital: As práticas de SEO continuam a evoluir e aparecer de forma gratuita no Google e outros canais nas palavras chave da sua loja nunca foi tão importante. Em tempos de custo de mídia cada vez mais altos, estratégias de Marketing Digital atreladas a eficiência de SEO terão o poder de elevar os lojistas mais atentos.
Embalagens Seguras e Criativas
Nunca foi tão relevante criar uma embalagem com a linguagem do seu consumidor quanto será no competitivo 2025. Conhecer o seu público ao ponto de criar uma embalagem que converse com ele é essencial.
Mesmo para quem estiver começando no e-commerce ou ainda não use uma embalagem personalizada, indústrias como a Mag Embalagens que está há mais de 13 anos no mercado serão estratégicas para aquisição de caixas personalizadas criativas.
Essas tendências refletem a evolução do mercado e a necessidade de se adaptar às expectativas do consumidor em constante mudança. Adaptar essas tendências à realidade do seu e-commerce podem levar sua loja para um cenário de escala em 2025.
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