10 dicas para escolher a embalagem certa para o seu produto

A logística de uma loja virtual pede uma série de cuidados. O primeiro ponto de atenção é com os custos do frete, já que o valor da entrega tem um peso grande na escolha do consumidor e, claro, na saúde financeira do seu negócio. Além disso, a chegada do produto na casa do cliente é responsável por definir se aquela foi uma boa experiência de compra. Em resumo, o frete no e-commerce tem impacto tanto no início, quanto no fim da jornada do consumidor na sua loja online.

 

Bem, essas dificuldades podem não ser novidade. Mas o que muita gente não sabe é que a escolha da embalagem ideal para o seu produto é o primeiro passo da gestão logística no e-commerce.

 

Escolhendo bem a embalagem que o cliente vai receber o pedido, você cuida de 4 pontos essenciais para o negócio:

 

  • segurança no transporte, evitando avarias no produto enviado

  • preço do frete, já que o tamanho da embalagem tem atuação direta na cotação

  • planejamento financeiro do negócio, uma vez que pedidos de troca e devolução por danos causados durante o transporte são responsabilidade de quem vende pela internet

  • experiência do consumidor, afinal, a chegada do produto é o momento mais importante para quem compra online

 

Agora que você já sabe a importância da embalagem no e-commerce, veja 10 dicas para acertar na escolha ideal para os seus produtos!

1- Dê preferência a embalagens quadradas ou retangulares

Esses são os modelos mais usados no e-commerce, e por ótimos motivos: são formatos sempre aceitos pelas transportadoras e, o mais importante, sem cobranças de taxas extras pelos chamados formatos especiais (como cilíndricos, por exemplo).

2- Opte por caixas de papelão

Mais uma vez, ao optar por embalagens de papelão, você garante a opção mais versátil e vantajosa financeiramente para a sua loja virtual. Sem falar na sustentabilidade, já que o papelão pode ser reciclado e se decompõe em até seis meses, contra os 400 anos que o plástico demora para se decompor.

Além disso, é bem fácil escolher a caixa de papelão que melhor se adequa ao produto enviado, desde as desde as padrões de onda simples, até as mais resistentes, de onda dupla, ideal para o envio de itens frágeis ou mais pesados.

3- Considere as necessidades de cada produto que vai ser enviado

Se sua loja vende itens muito variados, considere ter embalagens específicas para cada tipo de produto. Por exemplo, quanto maior e mais pesado for o item, mais resistente deve ser a embalagem. O mesmo para produtos frágeis, que devem ser acondicionados em caixas mais firmes (e bem protegidos!).

4- Tenha atenção para que o tamanho da caixa seja o ideal para o item enviado

Essa é uma das dicas mais importantes! O tamanho certo da caixa sempre acompanha o tamanho do produto, sem ser muito maior ou menor do que o necessário.

Bem, o motivo pelo qual ela não deve ser menor é óbvio: se o item ficar muito apertado dentro da embalagem, as chances de avarias - inclusive durante o transporte - são bem maiores.

Mas qual o problema de embalagens maiores do que o produto pede? Aqui entra a cotação de frete, que considera, além do peso e da distância entre origem e destino do envio, as dimensões da caixa utilizada. Ou seja, uma caixa muito grande, sem necessidade, vai resultar em um frete mais caro, também sem necessidade.

Além disso, embora não seja óbvio em um primeiro momento, embalagens muito maiores do que os itens enviados também podem aumentar os riscos de avarias. Lembre-se que esses pacotes vão passar por diversas etapas durante o transporte, e vão ser manuseados inúmeras vezes. Logo, um item que fique “sambando” dentro da embalagem pode acabar tendo algum dano físico.

A caixa ideal permite que os produtos sejam acondicionados com facilidade, mas sem muito espaço sobrando.

5- Lembre-se do que vai dentro da embalagem

Esse tópico não é exatamente a escolha da caixa ideal, mas entra no processo de preparo do pacote. Considere sempre envolver os itens enviados em outros elementos que os protejam.

Por exemplo, roupas e acessórios podem ser envolvidos em papel seda ou sacos plásticos transparentes, para que cheguem em perfeitas condições. Pequenas jóias e bijuterias pedem um pequeno envelope para maior proteção. Canecas, copos, itens de artesanato e outros produtos mais frágeis devem ser envolvidos em plástico bolha ou papel colméia para uma camada extra de proteção.

6- Tenha cuidados especiais com produtos frágeis

Esse tipo de item vale um tópico só para ele, afinal, são os mais propensos a avarias durante o transporte. Mas calma, com os cuidados certos, eles chegam na casa do consumidor em perfeitas condições!

Bem, nesses casos, além de escolher a caixa com o tamanho certo para cada produto, proteger o item dentro da embalagem - com materiais que preencham o espaço vazio - é sempre válido sinalizar na caixa - em local bem visível - que ali tem um produto frágil. Isso também vale para garrafas de bebidas ou potes de vidro com alimentos não perecíveis, que também podem ter um outro adesivo indicando “Este lado para cima”.


7- Considere enviar mais itens em uma mesma embalagem

Alguns nichos específicos, principalmente aqueles que trabalham com itens de menor peso ou volume, podem aproveitar uma mesma embalagem para colocar dois ou mais pedidos de um mesmo cliente. Por exemplo, uma caixa com duas camisetas não vai ser tão mais pesada do que um volume carregando uma única peça.

Roupas, acessórios de modas, lojas que vendem acessórios de informática e até mesmo alguns tipos de artesanato devem ficar de olho nessa possibilidade.

Mas lembre-se que os demais cuidados também entram por aqui: não encha a caixa de forma a deixar os produtos muito apertados e proteja os itens dentro da embalagem.

8- Tenha atenção ao preencher as etiquetas de frete

Mais uma vez, esse tópico não fala sobre a embalagem, mas sobre o seu preparo. A etiqueta de frete é uma das documentações que serão usadas pela transportadora que vai cuidar daquela entrega. Logo, ela deve ser preenchida e posicionada da forma correta.

Preste atenção nos seguintes pontos:

 

  • As informações do destinatário - como nome e endereço - devem estar claras e, obviamente, corretas

  • O mesmo vale para as informações do remetente, pois caso ocorra algum problema com a entrega, o pacote vai ser enviado de volta ao endereço de origem

  • A etiqueta de frete deve ser impressa, idealmente, no formato de 14 cm x 10 cm

  • Não use o modo de economia de tinta da impressora para esse documento, pois isso pode comprometer a leitura do código de barras

  • Não cubra o código de barras com fitas adesivas, pois isso também pode atrapalhar a leitura

  • Cole a etiqueta de frete na maior face da embalagem

9- Não esqueça dos documentos necessários para envio

Além da etiqueta de frete, a transportadora vai exigir um desses dois documentos para realizar o envio: nota fiscal ou declaração de conteúdo.

A nota fiscal é usada para comprovar que aquele envio é decorrente de uma transação comercial (compra e venda) e inclui a descrição do produto e o valor, além de outras informações tributárias do comércio.

A declaração de conteúdo é um documento mais simples, que identifica o que está sendo enviado nesse pacote. É uma alternativa usada em envios de brindes e presentes, por exemplo, ou seja, em envios que não envolvem uma transação comercial.

Fique bem atento ao tipo de documento que vai acompanhar o produto e confira nas transportadoras quais são as documentações aceitas.

A nota fiscal ou a declaração de conteúdo deve ser colocada em um envelope plástico transparente, do tipo AWB ou Canguru, e então colada com fita adesiva na caixa de envio (sim, do lado de fora do pacote!).

10- Lembre-se que a experiência do cliente vai até o momento em que ele abre a caixa

É claro que o que o consumidor espera de uma loja virtual é receber suas compras em perfeitas condições e dentro do prazo de entrega informado.

Mas que tal ir um pouco além e surpreendê-lo ao abrir a embalagem da sua loja e encontrar um mimo? Essa é a chamada Unboxing Experience, um cuidado muitas vezes simples que vai encantar o cliente.

Alguns exemplos legais para caprichar no Unboxing Experience são:

  • Uma embalagem personalizada que mostre o estilo do seu negócio e que converse com quem recebe, afinal, além do produto, é ela quem vai ser o primeiro contato físico com o seu cliente.

  • Se o orçamento estiver mais apertado, dê um toque especial nas caixas mais simples, com o uso de carimbos ou mesmo um desenho ou recadinho escrito à mão.

  • Esse bilhetinho, agradecendo pela compra e se colocando à disposição do cliente, também pode ser uma cartinha dentro da caixa. Lembre-se que, quanto mais personalizado, mais especial seu cliente vai se sentir.

  • Inclua um brinde simples, mesmo que de baixo valor, como um imã de geladeira

  • Aproveite esse momento para conquistar novas vendas com um cupom de desconto na próxima compra

  • Surpreenda outros sentidos dos seus clientes borrifando um cheirinho gostoso dentro da embalagem. Já pensou ter uma fragrância que vai sempre fazer alguém te lembrar da sua loja?

 

Bem, como deu para perceber, a escolha e o preparo da embalagem perfeita para sua loja online pede bastante atenção. Porém, com o tempo cada lojista encontra as melhores opções e rotinas para o negócio, tanto para o faturamento do e-commerce, quanto para a experiência de seus clientes!

 

O Melhor Envio está pronto para te ajudar a cuidar do frete da sua loja online, com condições de preços exclusivas, cotação de frete simultânea em até 7 transportadoras, incluindo os Correios e uma série de ferramentas automatizadas que facilitam a gestão logística da sua loja virtual!