Se você tem um e-commerce e procura ajudar a natureza enquanto oferece os melhores produtos para os seus clientes, a Mag separou algumas dicas para você fazer um envio sustentável com bastante consciência. Venha conferir!

Nos últimos anos, várias pessoas se mobilizaram para cuidar do planeta Terra com muito mais consciência do que nos anos passados. E realmente é uma grande necessidade, afinal de contas, toda a natureza se trata do nosso habitat natural, e preservá-lo é mais do que uma obrigação nossa.

E claro que, diante de toda essa conscientização acerca de produtos sustentáveis, o e-commerce não ficaria de fora. Por isso, diversas empresas aderiram a diversos meios menos danosos à natureza para oferecerem seus produtos aos clientes. 

Então foi aí que surgiu o envio sustentável, que dispara sendo uma das grandes referências para sustentabilidade e garantia de procedência do produto, afinal, quem não adora receber uma caixa personalizada em casa e saber que ela foi feita totalmente com produtos reutilizáveis. 

Por que se preoucupar com essa questão?

A preocupação com um envio sustentável é sempre fundamental, pois demonstra para todas as pessoas a importância do cuidado com a natureza até mesmo nas situações que menos imaginamos do nosso dia a dia. Por exemplo, quantas árvores poderiam ser preservadas se as embalagens que diversos e-commerces encaminham para os clientes fossem feitas de materiais recicláveis? São coisas realmente importantes a se pensar...

Como fazer um envio mais sustentável?

Existem diversos meios possíveis de fazermos um envio mais sustentável. Um deles é utilizar caixas ou embalagens que são produzidas através de materiais recicláveis/renováveis, os quais causam o mínimo possível de agressão à natureza. Outro bem importante é evitar o plástico bolha. 

Mas Mag, como eu faço isso se meus produtos precisam de plástico bolha? 

Não tem muito segredo… quer ver? A Louis Vuitton fez um pacote com cortes em formato de estrela que dão a mesma segurança do plástico bolha e é totalmente feito de produtos reutilizáveis. Legal, né? Então essas são algumas, das várias formas que você pode estar utilizando para realizar um envio mais sustentável para os seus clientes. 

Fita gomada personalizada branca com impressão em preto

Outra opção bem legal é a fita gomada, que é basicamente uma substituição mais consciente e sustentável da fita adesiva convencional. Ela é totalmente feita de papel kraft e se torna uma maneira ideal de revestir e fechar as suas embalagens antes de encaminhar para a sua transportadora. 

Qual é a embalagem ideal para minha loja?

Neste ponto em específico é importante você sempre analisar algumas coisas… a primeira delas, é claro, verificar se as embalagens que você está adquirindo não agridem a natureza, ou até mesmo causam algum tipo de impacto negativo a ela, sendo produzidas totalmente sem consciência ou sustentabilidade.

E, obviamente, optar por caixas que se encaixam dentro do seu e-commerce é sempre bem legal. Por exemplo, se você tem uma loja de moda infantil, uma ideia super bacana é adquirir caixinhas personalizadas para envios dos seus produtos, utilizando um aroma, através de caixas afetivas, encanto tudo isso com alguma frase bem especial que tem super a ver com o que você vende. 

4 tipos de embalagens

  1. Placas de isopor sustentável

As placas de isopor sustentável também são boas alternativas quando se trata de um envio mais consciente dos seus produtos no e-commerce. Ele possui diversas qualidades que poucas pessoas conhecem, tais como isolamento térmico, absorção de impacto, elimina possíveis proliferações de umidade, etc.

Apesar de ser uma boa alternativa, o isopor está entre um dos itens menos reciclados no Brasil. 

  1. Papel pardo/kraft

Sendo um material de grande destaque para um envio mais sustentável, também temos o papel pardo, ou papel kraft. Por ser 100% reciclável, este papel é um dos mais interessantes para utilizar em produtos não frágeis, como roupas e etc… E o mais legal de tudo é que ele dá a vida a diversas sacolas personalizadas, com a sua logotipo ou alguma frase bem especial para o seu cliente.

  1. Almofada de ar

As almofadas de ar também são interessantes para um envio sustentável, isso porque elas são totalmente biodegradáveis e ainda por cima protegem o produto de balançar ou chacoalhar quando estiver em transporte. Realmente esta é uma das opções mais interessantes por justamente evitar o acúmulo de lixo na natureza a longo prazo.

  1. Envelope

Para finalizar, temos os envelopes. Eles são opções bem legais para você que precisa transportar produtos que sejam mais leves e de pequeno porte, como por exemplo livros, documentos, jóias, DVD’s, etc… E o mais legal de tudo é que você pode personalizá-los com a sua logo, tornando-se um produto que auxilia em um envio mais sustentável e também uma opção que fica viável em relação a valores.

Empresas sustentáveis saem na frente!

A gente aqui da Mag entende que produtos que são sustentáveis obviamente serão mais caros. Mas esse valor compensa todo o relacionamento e segurança que você irá passar para os seus clientes ou possíveis clientes. Por isso, utilizar uma logística dos seus produtos que seja totalmente consciente faz com que você ajude a natureza e ainda por cima ganhe mais credibilidade com os seus compradores. 

Quando se trata de um envio mais sustentável, nunca se esqueça de estabelecer para a sua empresa uma consciência redobrada em relação à natureza. Utilize opções como “plástico bolha” de papel, semelhantes a da Louis Vuitton, viabilize a fita gomada no lugar de uma fita adesiva convencional e nunca deixe para trás a possibilidade da sua empresa ser parte de um mundo muito mais sustentável. Porque além de trazer mais clientes para você, a sua empresa estará ajudando a natureza e gerando credibilidade ao seus compradores.

Quer ter um envio mais consciente e se tornar parte desse mundo sustentável para os seus clientes? 

Então confira aqui na Mag todas as nossas opções de caixas personalizadas para e-commerce, sendo todas elas feitas de materiais recicláveis e que não agridem a natureza.