Ter uma gestão logística bem planejada é importante para qualquer negócio que deseje crescer e atender bem seus clientes. Toda vez que alguém entra em um site e faz uma compra online, este é apenas o primeiro passo de todo o processo que permite que os produtos escolhidos cheguem até ele. Por esse motivo, a logística para e-commerce é fundamental para qualquer um que trabalhe com vendas online.

Por isso, ter uma logística bem pensada desde o início - independente do tamanho do seu e-commerce - é a melhor maneira de evitar problemas, garantir uma operação fluida, eficiente e fidelizar os seus clientes.

O que é gestão logística?

Gestão logística é todo o processo de armazenamento, transporte, expedição e envio de mercadorias de um e-commerce. Basicamente, é o que garante que os produtos vendidos cheguem até os consumidores.

Desde a compra de insumos para fabricar aquele item ou a compra do que é necessário para a realização de um serviço, até a entrega final para o cliente. A logística, portanto, nada mais é do que uma garantia de que todos os processos da sua empresa sejam executados da forma mais eficiente possível.

Se você já possui um e-commerce, então você já sabe que são muitas as etapas envolvidas na gestão logística de uma loja virtual. Pensando em um modelo tradicional e padrão de mercadorias, podemos citar os seguintes processos:

Recebimento das mercadorias;

Armazenamento dos produtos;

Controle de estoque;

Separação dos itens para envio (também conhecido como picking);

Embalo dos produtos (também conhecido como packing);

Contato com as transportadoras;

Rastreamento do pedido;

Percurso e entrega até o consumidor final.

O que é Picking e Packing?

"Picking" e "packing" são dois processos essenciais em logística e gestão de armazéns que ocorrem frequentemente em conjunto, mas desempenham funções diferentes:

Picking refere-se ao processo de selecionar produtos individuais de um estoque para atender a pedidos específicos dos clientes ou para mover produtos para outra área de armazenamento.

Packing é o processo de preparar os itens selecionados no picking para envio. Envolve a embalagem adequada dos produtos em caixas, envelopes ou outros recipientes de remessa, juntamente com qualquer material de embalagem necessário, como plástico bolha, papel de embrulho ou enchimento de ar.

O objetivo do packing é garantir que os produtos sejam protegidos durante o transporte e cheguem ao destino final em condições adequadas.

Assim como no picking, o packing também pode ser feito manualmente ou com o auxílio de tecnologia, como máquinas de embalagem automáticas.

Esses dois processos são cruciais para garantir a eficiência operacional e a satisfação do cliente em operações logísticas e de comércio eletrônico, pois afetam diretamente a precisão, a rapidez e a segurança das remessas de produtos.


5 dicas de como organizar seu processo logístico

1. Ofereça modalidades de entregas

Como você já sabe, a entrega dos pedidos é uma das partes mais importantes de toda a cadeia logística. A boa notícia é que existem diversas empresas e plataformas específicas para facilitar o processo de envio de produtos.

Alguns parceiros logísticos fazem a intermediação entre o lojista e transportadoras parceiras, para que você possa oferecer ao cliente diferentes opções de entrega. Assim, ele poderá escolher o que melhor atende sua necessidade naquele momento - fretes mais rápidos e, consequentemente, mais caros; ou fretes mais demorados, mas mais baratos!

2. Forneça uma boa experiência para o seu cliente

Para ter uma boa gestão logística no seu e-commerce, um passo muito importante é focar no cliente. É preciso pensar na satisfação do consumidor como um todo, já que esse deve ser um dos objetivos do seu e-commerce.

Para agradar o seu cliente é preciso pensar na experiência que você vai proporcionar e planejar coisas, como: ter canais de atendimento ao cliente acessíveis, respostas rápidas, oferecer rastreamento da encomenda, ter uma embalagem segura e apropriada, iniciativas sustentáveis, site informativo e seguro.


3. Acompanhe as entregas

Até que o cliente receba a mercadoria, ela ainda é sua responsabilidade. Por isso, acompanhar o status da entrega é uma etapa obrigatória.

Mesmo depois de informar o rastreamento de encomendas ao consumidor para que ele saiba que a encomenda foi postada e possa acompanhar a entrega, fazer esse monitoramento garante que não terão atrasos e quebras de expectativas.


4. Não esqueça da logística reversa

Sua gestão logística, inclusive, precisa considerar a logística reversa. Essa é uma atividade fundamental, porque trocas e devoluções podem acontecer e é necessário ter um planejamento logístico já estruturado para essas situações.

Essa é uma etapa chata tanto para o cliente, quanto para o e-commerce e, por isso, devemos estar preparados para resolvê-la da forma mais transparente e rápida possível.

5. Conte com um parceiro logístico confiável

Se você sente que não está conseguindo lidar com toda a gestão logística do seu e-commerce, uma alternativa é contratar uma empresa especializada.

A Estoca possui duas modalidades de parceria para esses casos: o fulfillment e o WMS.

Na primeira opção, a empresa fica responsável por toda a sua gestão logística - os processos de estoque, separação e transporte das encomendas ficam sob responsabilidade deles, enquanto você acompanha todo o processo via plataforma.

Já com a opção do WMS, você continua responsável pelo seu próprio estoque e organização, mas utiliza do sistema feito pela Estoca para administrar a sua gestão logística. Com esse sistema, você consegue ter total controle e visibilidade sobre os processos de armazenamento, separação e empacotamento - tudo em um único sistema.

Assim, você ganha tempo para se dedicar ao seu negócio de forma estratégica e encontrar novas oportunidades de otimizações para fazer seu negócio crescer.

E aí, pronto para estruturar a logística de seu e-commerce?

O sucesso de qualquer loja virtual exige eficiência de todos os processos: antes, durante e depois de cada venda concluída.

Portanto, para garantir uma experiência de compra positiva para seus clientes, é necessário cuidar de cada uma das etapas que compõem a gestão logística do seu e-commerce, buscando sempre otimizar sua velocidade e seus custos.

Então, fale com um dos especialistas da Estoca e tenha mais informações sobre como a sua logística pode te ajudar a alavancar o seu e-commerce.