Quantas pessoas são impactadas pela sua marca e seu conteúdo, te colocam em consideração e ao visitar seu site, quase certos da compra deixam um carrinho cheio e não voltam?

O valor em carrinho abandonado da sua loja chama atenção para vários pontos, acredite. E hoje, vamos falar de um dos principais Gaps, as falhas informacionais.

Se você não entendeu do que se trata, fique tranquilo. Gaps informacionais referem-se a tudo aquilo que talvez devesse estar escrito, ilustrado no seu site que para você é claríssimo, mas para o consumidor gera insegurança e dúvida.

A falta de uma informação, uma imagem que poderia ser mais próxima ou uma descrição bem detalhada para quebrar aquelas objeções, dúvidas que o seu cliente pode ter.

MELHORANDO MEU SITE COM INFORMAÇÕES MAIS CLARAS:

Um bom exercício é tirar um tempo, e ir ao seu site e esquecer que você é o lojista e olhar para fotos, descrição de produtos e pensar nos pontos que o seu cliente consideraria ao fazer a sua “escolha certa”. Será que está tudo claro por lá?

Dá para melhorar alguma coisinha? Vou te dar um exemplo, aqui na Mag vendemos caixas de Papelão, um produto feito de 3 dimensões, comprimento, largura e altura. Que tem além disso, uma gramatura, fator ligado a resistência da caixa.

Esses 2 pontos são extremamente importantes para ser tomada a decisão de escolha do item certo. De início, o tamanho dos produtos estava descrito no nome do produto, até aí, okay, certo?! Não!

O potencial cliente tinha dificuldade em associar as medidas a comprimento, largura e altura na caixa! Com uma imagem como essa, simplesmente ilustrando as dimensões passou-se a entregar mais segurança e com isso, aumento da conversão de vendas, afinal, se a caixa de papelão para E-Commerce precisa ter tamanho certo para poder abrigar os produtos, qual marca seguiria com a compra sem ter certeza das dimensões?

Já parou pra pensar que casos como tal, o nosso exemplo interno pode ter conexão com o seu produto? Quais são as perguntas que mais caem no seu SAC? Talvez esteja conectado com as respostas que deveriam estar no seu site. Ela diz muito sobre os gaps informacionais que podem existir na jornada de compra do cliente dentro do site.

Sejam fotos que não demonstram diversos ângulos, tamanhos reais de produtos ou descrições que não são claras quando ao que de fato aquele produto entrega e principalmente, tem uma boa descrição técnica.

Muitos são os fatores que levam ao abandono de carrinho, entre os mais comuns está custo de frete, por exemplo. Em alguns casos, esse tipo de objeção você pode não conseguir combater, no entanto, esteja certo, se existirem e forem corrigidos os gaps, isto é, falhas informacionais quanto a produtos, prazos e experiência você pode elevar muito sua conversão é claro, reduzir carrinhos abandoados.

Um exemplo final e um tanto fora da curva. Um sexshop, por exemplo, algumas falhas informacionais podem ser:

◦ Será que a marca usa uma embalagem discreta?

Se isso não tiver lá, na cara, no site, o cliente pode ter dúvida e deixar pra lá a cômoda.

◦ Na fatura do cartão, vai aparecer como? ???? para o caso de quem quer manter descrição quanto a compra.

Outra vez, as perguntas que mais caem no seu atendimento são aquelas que mais claramente devem ter respostas explícitas no seu site.

Agora que você tem mais essa informação para melhorar a experiência de compra da sua loja online, nada como escolher embalagens de envios que te ajudar a encantar quem recebe o tão esperado pedido. Para isso, conte com a Mag, o fornecedor de mais de 25 mil marcas de todo Brasil.