Muito lojista do meio físico não começa a também vender online por associar a alto custo e ferramentas complicadas. Muito pelo contrário, começar está a poucos cliques de você e do seu negócio.

Se você já está nas redes sociais e conectada aos clientes pelos aplicativos de mensagens, está aí um começo, ou melhor, um bom começo. Inicie pelas redes sociais divulgando seus produtos, informe que os envios são para todo país, afinal, há pouca diferença entre divulgar para quem está perto ou quem está longe.

É muito provável que você até já tenha seguidores que não estejam próximos suficiente para comprar em sua loja e que aestão apenas esperando para saber que podem comprar e receber em casa. No início, o importante não é por onde você vende, inúmeras marcas tem bom retorno vendendo pelas redes socias, pelo famoso direct ou pelos apps de mensagem. Apps de mensagens que muito provavelmente seu negócio já está acostumado a se comunicar e informar novidades aos consumidores, não é?

Para alcançar seus consumidores no mercado online, primeiramente saiba quem elas são, onde estão e quais seus gostos. Público feminino, masculino, ambos? Qual faixa de idade? Ao divulgar, esteja na rede social adequada, utilize as tags certas, crie conteúdo de interesse de seu público, faça parcerias, boas promoções e mostre profissionalismo. Invista em boas fotos, inspirações com os produtos, boas imagens vendem e muito, esteja atento a elas.

Aos poucos, crie um orçamento para investir em mídia paga, mas antes, estude, estude muito para fazer investimentos responsáveis e que te tragam resultado, lucratividade. Você pode começar sem gastar nada ou muito pouco e com a construção de um bom trabalho colher ótimos resultados.

Não tenha medo de errar, esteja sempre aberto para escutar o consumidor e ir melhorando a experiência oferecida. Comece, este é o ponto de partida! Esteja preparado, procure por uma ferramenta de pagamentos, analise as taxas cobradas pois elas precisam ser repassadas no custo do produto para o consumidor. Muitos clientes estão habituados a realizar pagamentos por transferência bancária, essa é também uma boa opção e com custo baixo.

Para garantir a chegada ao cliente existem diversas soluções, nas regiões próximas, motoboys são ótimas alternativas, Correios também costumam ser uma ótima solução, usada por diversos pequenos negócios. Empresas como o Melhor Envio, destacam-se no mercado por te ajudar a ter acesso a um frete que te ajude a tornar o processo mais atrativo e claro para o consumidor. Vale conhecer!

O cliente pediu, realizou pagamento? Agora é preciso enviar e mais do que isso, criar uma experiência incrível para consumidor afinal, dentro da embalagem ou sacola está mais do que a mercadoria, está o contato físico do consumidor com sua marca. Invista em pequenos mimos, brindes simples ou até mesmo uma cartinha para valorizar seu consumidor.

A grande vantagem de vende online:

Sua loja passa a ser 24 por 7 Ao contrário das lojas físicas, que têm hora para abrir e fechar e que estão sujeitas a feriados, sua loja online estará aberta para 24 horas por dia, sete dias por semana. Todos os dias, sempre! Esse é um dos grandes atrativos do mercado online para o público, mas tem muito mais. Sua loja online chegará em lugares onde o ponto físico jamais chegaria. Quer comprar de madrugada? Compra. Nos feriados e domingos? Também. Seu cliente pode comprar enquanto aguarda em uma fila, espera uma consulta médica, muito além da comodidade, para muitos estes é o tempo disponível que se tem para compras.

E para você que já vende um um ponto físico, saiba que não é necessário abandonar tudo para investir nas vendas online, pelo contrário, um complementa o outro e te favorece na sustentabilidade do negócio, salvo, claro os casos que seu ponto fisico já não ofere mais aquele resultado todo. Por fim, físico ou online, faça com paixão, mas esteja sempre atento ao resultado, ser economicamente viável é fundamental para todos os negócios.