Você sabe qual a importância de estimular ainda mais a experiência de compra dos seus clientes? Basicamente, com uma estratégia bem definida, é possível tornar o ato de adquirir algum produto uma experiência muito mais satisfatória e prazerosa. E como fazer isso? Pois bem... a Mag Embalagens separou dicas valiosas para você arrasar na hora de encantar o seu cliente!

Introdução


Depois que uma grande parcela de pessoas começou a comprar online, todo o e-commerce teve que se remanejar para uma nova realidade. Isso incluiu diversos fatores de mudança, e um dos principais foi a experiência de compra. Afinal de contas, de que forma iríamos atingir e encantar o cliente através dos sentidos, sem sequer vê-lo pessoalmente?

E foi desta forma que surgiu a experiência de compra arrojada dentro do e-commerce, ou seja, estratégias bem definidas para que a sensação de adquirir algum produto online se transforme em uma maneira prazerosa e criativa, estimulando os sentidos humanos, tais como o tato, através de embalagens, o olfato, com aromas característicos, e muitos outros que transcendem a forma de sentir um objeto e os valores da nossa marca.

Mas Mag, como eu posso trazer isso pro meu e-commerce? A gente sabe que não é uma tarefa fácil tirar da cabeça alguma ideia impactante de experiência para o seu cliente. Por isso, separamos várias dicas super legais para você adotar no seu e-commerce e arrasar na hora de entregar seu produto para o cliente. Vamos lá?

Banner O Que É Experiência

Entenda o que é experiência de compra

A experiência de compra vai muito além de uma compra bem sucedida e pode se auto definir como uma série de impressões e sensações que podemos proporcionar ao nosso consumidor antes, no momento, ou após a compra de algum produto ou serviço.

Basicamente, todo cliente passa por um processo de busca, antes de considerar a compra do seu produto. Ele leva em consideração memórias, sentimentos, etc, para realmente determinar qual produto atende mais às expectativas. E esses critérios, quase sempre são fruto de experiências passadas que ele teve com produtos similares e que geraram um certo grau de satisfação.

Dentro da experiência de compra, o e-commerce, de certa forma, precisa tentar se aperfeiçoar para fazer com que o seu produto ou serviço permaneça eternamente registrado na memória do cliente, por conta de vários fatores importantes positivos, e que você determinou como estratégia única.

Portanto, assim que o cliente se deparar novamente com a necessidade de compra, irá lembrar da sua marca e do seu diferencial, justamente por conta do estímulo dessa experiência de compra intuitiva, fruto de um gatilho que liga o evento satisfatório ao produto.

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A importância de uma boa experiência

Quando falamos em venda online, principalmente dentro do e-commerce, não podemos esquecer que a competitividade é extremamente alta, seja lá qual for o seu produto. Então, utilizar e se apropriar de estratégias convencionais, que, em sua totalidade, não passam de reproduções de outros concorrentes, não é lá uma ideia muito inteligente quando o intuito é se tornar destaque dentro do seu segmento, certo?

Por isso, criar experiências de compra agradáveis ao cliente, fazendo com que o seu produto ou serviço demonstre o verdadeiro diferencial de forma assertiva e única, é o que vai fomentar o relacionamento que o cliente terá com a sua marca. Lembre-se sempre que a ideia central é ligar algum estímulo, memória afetiva, lembrança ou emoção ao seu produto, tornando ele algo além de um mero objeto.

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Cinco sentidos e experiência

Não podemos comentar a respeito da experiência de compra sem mencionar a importância dos cinco sentidos, né? E por incrível que pareça, aqueles sentidos que carregamos conosco desde o momento da nossa concepção, não servem apenas para nos manter vivos, mas também para ajudar a decidir se queremos o produto X ou Y.

Visão: Este é um dos sentidos mais estimulados durante o dia. Somos bombardeados dia e noite por propagandas que tentam cativar nossa atenção. Mas apesar de ser muito utilizado, não deixa de ser nosso fio condutor principal. Portanto, crie sempre uma ideia chamativa centrada no seu produto, com embalagens agradáveis aos olhos, com estímulos visuais bem característicos da sua marca e do que você pretende passar emocionalmente ao seu cliente.

Olfato: O olfato é um dos mais peculiares e o que também mais se destaca quando se trata de memória afetiva na experiência de compra. Diversas lojas de e-commerce se apropriam desse sentido para borrifar cheiros específicos dentro das embalagens, para buscar ainda mais a ligação dessa memória positiva ao produto.

Audição: Sabe o barulhinho que escutamos nas propagandas de cereal? Elas são todas feitas para fazer com que você “compre com os ouvidos”. São estímulos bem específicos que fazem a audição ser um grande precursor da experiência de compra. Algumas empresas também utilizam isso dentro das embalagens, tornando a forma de abrir uma experiência única em relação ao barulho do ato.

Tato: O tato também é um sentido muitíssimo importante na sua estratégia de experiência de compra. Como a gente já comentou, a embalagem é o ponto central dessa ideia. Imagina que maravilhoso tocar em uma caixa de textura agradável, lisa e aconchegante na hora do cliente abrir o produto comprado no seu e-commerce? Demais, né?

Paladar: E por último, mas não menos importante, temos o paladar. Apesar de ele ser o mais fraco em relação à memória afetiva na experiência de compra, não deixa de ser importante na hora de buscar a atenção e lembrança do seu cliente com a marca.


-- Só que assim, Mag, eu comecei meu e-commerce faz pouco tempo e não sei exatamente como criar as estratégias certas de experiências de compra.

Então vem cá que a gente te ajuda!

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Experiência no Ecommerce

Depois que, basicamente, as empresas físicas tiveram que se remodelar para o e-commerce, não foi uma tarefa simples levar a experiência de compra para o ambiente virtual. Mas claro que as grandes mentes nunca param e sempre há um jeito de levar ao cliente uma sensação única e agradável, seja lá onde ele esteja.

Um exemplo clássico de segmento que se remodelou muito bem foram as lojas de roupa. Havia um peso em pensar: como o meu cliente vai provar essa roupa ou saber que serve pela tela do smartphone? Nada é impossível!

Foram criados provadores virtuais, inteligências artificiais que permitem colocar uma foto sua dentro daquelas roupas e muito mais ideias. Então, sempre que possível, explore ao máximo levar ao seu cliente, através até mesmo do seu e-commerce, uma nova forma de sentir o seu produto, de fazer parte desse todo e nunca se esquecer dessa grandeza emocional que cercará as suas lembranças por bons anos a fio.

E alguns exemplos bem característicos de experiência de compra para e-commerce, são:

  1. Embalagem: ter uma embalagem agradável, chamativa e única da sua marca é um diferencial e tanto! Pois com ela é possível trabalhar vários sentidos de uma só vez. E como já comentamos, estimular os sentidos de forma positiva é sempre uma maneira de registrar para sempre a sua marca na cabeça do seu cliente.
  2. Cheiro: você tem um cheiro da sua marca? Sabia que essa é uma estratégia que muitas pessoas deveriam adotar no seu e-commerce? Sim! Ter um cheiro característico da sua marca fará com que o seu cliente lembre dela mesmo sem nem estar com o produto em mãos. É o clássico exemplo do talquinho de bebê que nos faz lembrar tão bem a marca Johnson & Johnson.
  3. Layout da loja: o layout do seu e-commerce também faz parte da experiência de compra. Isso porque, a primeira impressão é sempre a que fica. Portanto, ter um layout chamativo, objetivo e agradável para o cliente é um fator que coloca o seu e-commerce em disparada na frente dos outros concorrentes.
  4. Atendimento omnichannel: já pensou poder comprar pelo e-commerce mas pegar o produto direto na loja? demais, né? É essa a ideia do omnichannel, ou seja, ter diversos canais que o cliente pode utilizar a fim de adquirir o seu produto ou serviço. O objetivo é não deixar o seu consumidor limitado a um ambiente só, mas oferecer opções que facilitem a vida dele, mesclando o online à vida real.
  5. Tenha um bom pós-venda: não é maravilhoso quando chegamos em casa, testamos o produto e dois dias depois vem uma mensagem na nossa caixa de e-mail dizendo um grande obrigado e uma atenção redobrada à sua satisfação com o objeto? Essa também é uma estratégia e um ótimo exemplo de experiência de compra. Nunca se esqueça: a atenção depois da compra é tão importante quanto a atenção durante a compra.

[Bônus] 7 dicas para surpreender o consumidor do seu Ecommerce

  1. Ofereça um layout agradável, chamativo e objetivo para ele realizar a compra;

  2. Agilize o processo de compra com o sistema de omnichannel;

  3. Mantenha seu cliente informado durante todo o processo de entrega, com e-mails, mensagens automatizadas no whatsapp, etc…

  4. Promova ações específicas para quem já é seu cliente;

  5. Seu cliente comprou com você? Não esqueça de agradecê-lo por isso;

  6. Garanta um atendimento diferenciado e humanizado;

  7. Tenha uma embalagem chamativa e personalizada da sua marca para o cliente se surpreender na hora de abrir o produto!

Viu como é fácil utilizar diversos fatores que parecem pequenos, como embalagens, atendimentos, etc, para satisfazer o seu cliente e garantir uma boa experiência de compra?

Conclusão

Como a gente comentou mais acima, ter uma estratégia de experiência de compra bem definida ajuda bastante o seu e-commerce a crescer o valor de marca e também o reconhecimento do público. Ter um diferencial que fuja do convencional é o que as pessoas mais almejam e buscam em qualquer empresa. Portanto, não perca tempo e repense sobre o que o seu negócio está fazendo que todos os outros também já fazem. Talvez seja um bom início para começar a repensar sobre novas estratégias de experiência de compra.

Além de diversas ideias que citamos aqui, nunca se esqueça que o seu cliente merece o melhor antes, durante e pós-venda. Portanto, ter um layout chamativo, um atendimento especializado e uma embalagem bem característica são pontos fortíssimos que farão a sua marca ser um grande sucesso quando se trata de memória afetiva.


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